terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CAVALGADA DO MAR! Tu vais??? Então leia...

Entre os dias 02 e 09 de fevereiro deste ano, ocorrerá a 29ª edição da tradicional Cavalgada do Mar, que percorre o litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, de Torres até Palmares do Sul.

Esta será a terceira edição que a Cavalgada terá Responsabilidade Técnica de um médico veterinário, e o acompanhamento, de ponta a ponta, de uma equipe de veterinários da Organização do evento.

Esta equipe terá as funções de cadastramento dos animais participantes, exame de admissão dos cavalos e suporte clínico para os animais cadastrados, durante todo o percurso. Tudo isso, sob um valor simbólico cobrado no cadastramento.

Essas ações fazem parte de exigências para que fosse possível a realização deste evento, feitas pelo Ministério Público através de um Termo de Ajustamento de Conduta, o qual disponibilizo, na íntegra, aqui neste link.

Mas por que isso é importante para quem vai participar da Cavalgada do Mar? Justamente porque agora os animais terão um responsável por eles, identificado, e que responderá a qualquer ato que prejudique a sanidade clínica e comportamental destes animais durante o evento.

Na Cavalgada do Mar de 2012 houve um caso onde foram constatados maus tratos e, a partir de um laudo de médico veterinário, a polícia deu entrada com os procedimentos legais para responsabilização do proprietário do animal por estes maus tratos!

Por tudo isso, a minha sugestão para quem vai participar da 29ª Cavalgada do Mar é que contate um profissional médico veterinário agora, para que este faça um exame clínico completo no cavalo e ateste que ele está apto à fazer a cavalgada. E a partir disso, peça a ele um plano de exercícios para condicionar seu animal às exigências físicas deste evento, associado a um plano nutricional adequado.

Estas ações prepararão os animais adequadamente para os desgastes físicos que enfrentarão e evitarão problemas e dores de cabeça para os proprietários durante a cavalgada!

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço!