sábado, 14 de abril de 2012

A CÓLICA E O COMPORTAMENTO...

Resolvi abordar este assunto aqui no blog por um motivo simples: Apesar de ser uma patologia, a cólica tem uma etiologia complexa que envolve também aspectos comportamentais da espécie.

Cólica significa DOR ABDOMINAL. A patologia a qual nos referimos ao usar esta palavra se chama Síndrome do Abdomen Agudo, que causa, entre diversos outros sintomas, dor abdominal.

Esta patologia tem distintas apresentações: espasmódica, por enterólito, timpânica, encarcerada, etc. Por consequência, apresenta diferentes graus de gravidade, bem como diferentes condutas clínicas e cirúrgicas. 

Não existe uma única causa que leve ao aparecimento desta patologia. O que existem são diversos fatores que predispõem à doença, e que geralmente somados resultam na síndrome do abdomen agudo.

São fatores predisponentes importantes a alimentação, o exercício e a restrição de espaço. E é essencial que se compreenda que nestes três fatores o homem é diretamente responsável. O manejo ao qual em geral submetemos nossos equinos atualmente interfere no comportamento natural desta espécie. 

O confinamento restringe o exercício e o espaço do cavalo. Equinos precisam caminhar! O exercício estimula o peristaltismo (movimentos intestinais), o que facilita o bom fluxo gastrointestinal. Além disso, o confinamento excessivo gera comportamentos atípicos, conforme vimos neste outro post. E alguns destes distúrbios também são conhecidos predisponentes de cólica.

O alimento concentrado diminui em dez vezes aproximadamente o tempo de alimentação do cavalo, além de diminuir a quantidade de volumoso (verde) que este animal ingere. O sistema gastrointestinal desta espécie é naturalmente desenvolvido para comer pasto por aproximadamente 14 horas e meia por dia (60% do tempo). O que fazemos no sistema de confinamento é alimentar com grande quantidade de concentrado (ração) em períodos curtos de tempo (3 ou 4 vezes ao dia geralmente).

Todos estes fatores ocorrem pela ação humana. São exógenos ao comportamento natural da espécie. E esta, por sua vez, ainda não se adaptou totalmente a essa realidade que estamos impondo a eles. E todos estes fatores que em geral ocorrem simultaneamente é que predispõem ao número cada vez mais elevado de aparecimento dessa patologia.

Acredito que os fatores que levam à Sindrome do Abdomen Agudo já são conhecidos. Precisamos mudar o foco da discussão. É necessário que se estude métodos alternativos (e economicamente viáveis) de criação que levem mais em conta o comportamento natural da espécie que estamos criando. Somente com mudanças no manejo utilizado poderemos prevenir esta patologia.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço!