quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AEROFAGIA!



Aerofagia é um dos mais conhecidos exemplos de comportamento estereotipado, desenvolvido geralmente por cavalos de cocheira.

Consiste no ato de sugar e engolir o ar, fazendo com que este percorra o trato digestivo do animal, podendo causar sintomas locais e sistêmicos, que vão desde dor abdominal e síndrome do abdômen agudo à queda no desempenho e perda relevante de peso, com piora de estado físico.

Normalmente desencadeada pelo estresse oriundo do excessivo tempo confinado, a aerofagia é uma patologia do comportamento. Se apresenta de forma crônica e progressiva, aumentando o tempo e quantidade de ar ingeridos ao longo do tempo.

Não existe uma cura para esta estereotipia. Muito se tem pesquisado a respeito. Há relatos de cirurgias, uso de artefatos (coleiras) e medicamentos, mas nenhuma com satisfatório grau de cura, além de atentarem contra o bem-estar do animal em questão.

A dica é PREVENIR! Cavalos necessitam espaço e tempo livre! Além disso, distrações dentro da baia para entreter o cavalo nos períodos confinados também podem ajudar.

Para os cavalos que já apresentam este distúrbio, uma mudança no manejo é essencial para a atenuação do problema. Envolvendo tempo em liberdade, quantidade de refeições diárias, quantidade de volumoso (pasto) diário, opções de distração e etc.

Lembre-se, cavalos desenvolvem aerofagia por uma necessidade fisiológica em função do confinamento que NÓS impomos a eles. Não é uma simples mania, como muitos pensam, não tem relação com genética e não passa de um cavalo para outro.

Então, a "culpa" pelo aparecimento deste distúrbio é inteiramente humana, por um manejo errado que não leva em conta as necessidades naturais da espécie equina.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço.






4 comentários:

  1. Além da coleira e da focinheira quais são os outros ''equipamentos'' para cavalos já com a aerofagia de impidir a sugar o ar?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Thiago, adquiri um Paulista de 7 anos há pouco mais de 1 mes e verifiquei que o mesmo possui este disturbio... vem diminuindo depois que deixei-o a pasto junto com alguns bezerros, posso utilizar a coleira diariamente ? E durante o trabalho, tambem utilizo a coleira, ou retiro-a ? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Tudo bem? Como eu disse acima, eu não sou a favor do uso das coleiras. Mas a ideia desta é que o animal permaneça com ela apenas no período em que está confinado (dentro da baia). Sendo assim, nos momentos em que tu anda e quando ele está em liberdade com os bezerros não há necessidade de utilizar...
      Lembrando sempre que a coleira apenas inibe o ato de engolir ar, mas não cura o problema, ou seja, sempre que retirar a coleira a tendencia é voltar a engolir ar.
      Um abraço.

      Excluir
  3. amigo, adquirir uma égua, recentemente, ela possui esse distúrbio, adquirido justamente pelo o estresse do confinamento, em cocheira desde novinha chegava a passar 20 dias em baia de alvenaria e com restrição de alimento. Ela esta com 3 anos e meio, e vejo que esse problema dela não é tão agudo, pois solta em cercado ou em bais de alvenaria ela não tenta engolir ar, mas em baias convencionais(que é o caso, ela fica), esta usando a coleira, mas também não concordo, pois vejo que maltrata. estou colocando comida a vontade, capim e um cesto com feno e existe outros animais perto, pra ver como ela se comporta, se a pessoa tiver perto e ela comendo ela fica norma mesmo sem a coleira, mas se estiver só e sem a coleira ou com a coleira folgada, ela tenta, mas vejo que é bem leve, é uma mordida perdida... estou fazendo certo? será que por ela ser nova ainda tem cura? somente com manejo... você tem alguma dica?

    ResponderExcluir